"O melhor da gastronomia embalado para viagem."

... Cozinhar é também fazer poesia. É abrir ouvidos, olhos, boca e nariz para perceber o que faz sentido entre temperos e medidas. É entrar neste estado de coisas latentes e cavar o silêncio....
Juliana Venturelli

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

10 Razões para se consumir alimentos localmente



Esta é uma versão de folheto distribuído nas feiras de fazendeiros e produtores locais na cidade de Nova Iorque, em novembro de 2009, que foi traduzido e adaptado para uma compreensão mais próxima da nossa realidade)

1 – O alimento produzido localmente tem mais sabor. O alimento transportado de uma localidade distante fica velho, em geral, vem em caminhões ou aviões e pode ter ficado armazenado em depósitos antes de chegar até você.

2 – O alimento produzido localmente é melhor para você. Se o tempo de transporte for menor entre a fazenda que produziu o alimento e a chegada até a sua mesa, menor será a possibilidade de perda de nutrientes do seu alimento.

3 – O alimento produzido localmente preserva a diversidade genética. No sistema da moderna agricultura, plantas são escolhidas pela sua capacidade de amadurecer em uniformidade, sobreviver à embalagem, resistir muito tempo nas estantes – processo que limita a diversidade genética da produção agrícola. Pequenos fazendeiros locais, em contraste, conseguem produzir muitas variedades de produtos e tem uma colheita mais longa, o que propicia uma multiplicidade de cores e sabores.

4 – O alimento produzido localmente é mais seguro. Pequenos fazendeiros locais não são anônimos e são responsáveis diretamente diante do seu cliente e consumidor.

5 – O alimento produzido localmente sustenta famílias que moram nas localidades. Preços que fazendeiros ou produtores conseguem no atacado são, em geral, muito baixos e se aproximam do custo da produção. Pequenos fazendeiros locais que vendem diretamente ao consumidor eliminam o intermediário e recebem pelo preço de um produto no varejo – processo que o ajuda a manter famílias residindo na área rural e trabalhando na terra.

6 – O alimento produzido localmente constrói a comunidade. Quando você compra alimentos diretamente de um fazendeiro, você está se envolvendo em uma relação de respeito e responsabilidade entre o cliente e o produtor.

7 – O alimento produzido localmente preserva espaços. Quando fazendeiros são pagos corretamente pelos seus produtos, eles têm menos interesse em vender suas terras. Quando você compra alimento produzido localmente, você está tendo uma ação proativa com o objetivo de preservar a paisagem agrícola do seu município ou do seu estado.

8 – O alimento produzido localmente mantem impostos mais baixos. De acordo com vários estudos, fazendas contribuem mais para o pagamento de impostos e taxas do que requerem de serviços; ao contrário de outras atividades econômicas que contribuem menos para impostos e taxas que os custos que precisam para desenvolverem seus diferentes serviços.

9 – O alimento produzido localmente beneficia o meio-ambiente e a vida selvagem. Fazendas bem administradas conservam o solo fértil e a água limpa para suas comunidades. O espaço em torno destas fazendas é uma colcha de retalho de campos, florestas, lagos e construções que permitem o habitat para a vida selvagem.

10 – O alimento produzido localmente é um investimento para o futuro.
Ao ajudar fazendeiros locais hoje, você estará ajudando a assegurar que existirão fazendas em sua comunidade no futuro.

“With an Ear to the Ground” by Vern Grubinger
(Burlington, Northeast Sustainable Agriculture Research and Education 1999)

Retirado de:
http://www.territoriosemrede.com.br/25/01/2010/10-razoes-para-se-comprar-alimento-localmente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário