Pular para o conteúdo principal

Visitacões e grupos de estudo






VISITAÇÃO



                                                                                                                                     

                               Professora Maria Cristiana e a turma de dinâmcia ambiental - UFRJ


                                   

O Sítio Abaetetuba, desde 2002 vem implantando na região de Friburgo, Distrito de Lumiar, a Permacultura, tendo já se tornado um modelo na área, visitado por agrônomos, biólogos, agricultores, estudantes ( de primeiro, segundo e terceiro graus, mestrandos e doutorandos), turistas e líderes comunitários interessados neste e em outros assuntos correlacionados.

Recebemos grupos de estudos de universidades como Ufrj, Puc, Uff, entre outros...
Oferecemos os serviços mais variados, que se moldam as necessidades e aos objetivos do grupo visitante. Como por exemplo: aulas práticas para instituições de ensino, cursos de capacitação para instituições públicas e particulares, estrutura básica necessária para receber pesquisadores, programas de vivências para agricultores. Entre outros.

Recebemos grupos para café da manhã, almoço e lanche colonial.

Para maiores informações em relação à disponibilidade de datas e planejamento e orçamento de visitas, entre em contato com um membro de nossa equipe, que retornaremos logo que possível.




Encontro nacional do estudantes de biologia
(construcao da casa de mudas - "pau a pique")






Encontro nacional do estudantes de biologia

Visita dos Agricultores Zé Ferreira e Jonatan

                
Alunos do Capim Limão- UFRJ
 (Construcao da casa de farinha utilizando a técnica de "Cob")



Alunos do Capim Limão- UFRJ
                                (Construcao da casa de farinha utilizando a técnica de "Cob")






Aulas de campo no Sito Abaetetuba - Lumiar / RJ



Alunos da UFF e equipe do Sítio Abaetetuba


Biodiversidade

Beleza paisagistica



Coleta seletiva de lixo


           
           Disciplina de dinamica ambiental - UFRJ                                        Curso de Permacultura


         

Curso de permacultura



Disciplina de dinâmica ambiental - UFRJ (aula prática)


    
Alunos da disciplina de insetos - UFRJ

Alunos da disciplina de insetos - UFRJ




 Banho de rio no intervalo da aula - alunos do pdc



Professor Jorge Timmermann - Curso de permacultura


 Roda d`água - Aula prática do curso de permacultura


Beleza paisagística do local
(Sitio Abaetetuba - Toca da Onça)


Curso de permacultua - Aula prática de campo


Curso de permacultura - Teste com a tinta ecológica
com o corante açafrao



 Curso de permacultura - Fazendo o forno de pizza


 Curso de permacultura - Fazendo o forno de pizza
 

Local para camping


Geodésica construida no curso de permacultura


Alojamento do Sitio Abaetetuba



Alunos da UFRJ



         Apresentacao de trabalhos da disciplina de                      Eritrina candelabro
         dinâmica ambiental - UFRJ



                            
                                      Aula de campo da disciplina de dinamica ambiental - UFRJ



Curso de Permacultura realizado em 2008




                                               Vista do Sítio Abaetetuba com as barracas

Filme ilustrativo do curso de permacultura encontra-se no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=TkDav93pbh0.

Desenvolvimento de monografias, teses de mestrado e doutorado


  • Desenvolvimento da monografia com publicação do trabalho: “Análises do solo em sistema Agroflorestal- Lumiar, Nova Friburgo- RJ” (disponível no endereço: http://www.geo.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/trabalhos_completos/eixo7/013.pdf), sob orientação da professora Doutora Ana Valéria Bertolino e do professor doutor Luiz Carlos Bertolino.DGO/ UERJ

  • Desenvolvimento de 2 teses de mestrado (sobre a produção do sistema agroflorestal e sobre a dinâmica hídrica do mesmo) - sob orientação da professora Doutora Ana Valéria Bertolino.DGO/ UERJ

  • Desenvolvimento de 1 monografia sobre a capacidade produtiva do sistema agroflorestal - sob orientação da professora Doutora Ana Valéria Bertolino. - DGO/ UERJ

  • Desenvolvimento de parte da tese de doutorado sobre “Design de estruturas reticuladas de bambu em estaçóes de permacultura”, do aluno Daniel Malagutti, sob orientação do professor doutor, José Luiz Ripper. - Departamento de artes e desing da PUC.
Estamos abertos à universidades que tenham interesse em desenvolver monografias, mestrados e doutorados na área de agroecologia, bio-construçao, energias alternativas, fauna, regeneração espontânea, desenvolvimento sustentável e biodiversidade.

Gostariamos de desenvolver um trabalho de fauna nas áreas de agrofloresta para observar a sucessão ecológica e etc..


Visitantes que forem ficar no alojamento ou acampar devem trazer:

Saco de dormir, colchonete e cobertor (mesmo para quem for ficar no alojamento)

Barraca - caso vá ficar acampado

Lanterna

Tênis e calça – para as caminhadas na mata e trabalho de campo

Obs: No inverno a temperatura alcança 5 graus, venham preparados para o frio !!!


Lembramos que só recebemos grupos mediante ao agendamento prévio!!




CONTATOS:

Angelo Rayol: (22) 9262-8983


Marta de Abranches: (22)9218-2596










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30 http://deliciasdos30.blogspot.com.br . Eu testei e aprovei!
Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família.
Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, pimen…

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia http://cozinhaepoesia.blogspot.com/ . Maravilhoso!!!
Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha!

Ingredientes:2 avos médios1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral1 colher (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de fermento em pó2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigoRaspas de limão400 gr. de goiabada cortada em tirinhasAçúcar para finalizar e envolver os biscoitos
P…

Como Limpar o Fogão Industrial

Olá galera! Hoje resolvi compartilhar minhas descobertas em relação a limpeza do fogão industrial. Já apanhei tanto para limpar o meu, que achei interessante dividir com vocês o que aprendi até aqui. A experiência me mostrou que manutenção de equipamentos é uma coisa muito importante e o fogão é o coração da nossa cozinha, né?! Temos que cuidar bem dele. Uma cozinheira que trabalhou comigo, me ensinou alguma coisa que uso e aprovo. 
Na hora de limpar o seu fogão, tome muito cuidado para não molhar a parte interna das bocas, apenas passar uma escova de aço. As que eu mais gosto, são as de dentes, pequenos e duros, porque ajuda a chegar nos lugares mais difíceis. Para lavar a chapinha e as grades uso bombril ou palha de aço e, de tempos em tempos, é legal pincelar óleo de cozinha, deixar escorrer e secar com papel toalha. Limpe o resto do fogão com bucha e detergente.


E agora, será que acende? Vamos recolocar as peças no lugar e acender todas as bocas pra testar, mas relaxa que vai dar cer…