Pular para o conteúdo principal

Geleia de Mexerica da Vó Venina


Sabe aquela receita que mexe com o coração da gente?! O meu se enche de doçura com esta Geleia de Mexerica da Vó Venina. São muitas lembranças boas que este sabor me traz e, me deu uma baita vontade de dividir com vocês estes momentos. 

Receita de família, lembrança da comidinha da vó e saudade de uma vó emprestada, que já não está entre nós, mas que cozinhava muito bem e me deixou esta herança. Salve Vó Venina! Foi com esta receita que a Mistura Fina começou! Comecei a produzir e vender os primeiros potinhos de geleia e, rapidamente, o sucesso chegou. Vendia tanto que me inspirou a fazer outros sabores e investir numa nova carreira.

O tempo passou, a produção cresceu e a receita da vovó já não faz parte da linha de produtos Mistura Fina, apesar de ter cliente que ainda lembra e sempre pede. Por isso, não podia deixar de compartilhar com vocês esta receitas tão especial.


Esta geleia de mexerica fica ainda melhor se for feita em grande quantidade. Quanto mais tempo no fogo, pra dar o ponto, mais apurado o sabor ficará e isso só é possível com muita tangerina. Então, se preferir, quadriplique a receita. E, se quiser saber mais sobre a Vó Venina, acesse http://neilatavaresgeleiageral.blogspot.com/2009/06/na-foto-de-capa.html

Vamos lá?


Ingredientes:
- 12 mexericas
- Casca de 6 mexericas
- 200 gr. de açúcar

Preparo:
- Corte as tangerinas ao meio, faça um suco no espremedor de laranjas e coe;
- Retire o bagaço de 6 tangerinas, deixando as metades das cascas inteiras;
- Raspe, com uma colher, a parte branca do interior da casca;
- Ferva as cascas 3 vezes;
- No liquidificador, bata as cascas fervidas com o suco de tangerina coado.
- Acrescente o açúcar e deixe ferver até reduzir a metade;
- Coloque uma pitada de sal para realçar o sabor;
- Coloque uma escumadeira, retire sempre a espuma quando ela subir durante a fervura;
- Quando reduzir a metade, faça o teste do ponto pingando uma gota em um prato com água gelada. Se o pingo ficar inteiro, a geleia está pronta!

Pode escolher consumir com frango, porco, queijo brie, bolo de laranja ou de limão, ou ainda, recheando um pão. Seja lá como for, delicie-se e me conte como foi.

Comentários

  1. Oi, amiga! Acabei de fazer uma receita de geléia de tangerina MUITO complicada e trabalhosa. E então acheio a sua receita, que parece deliciosa! Vou fazer e depois te conto! Adorei seu blog! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Testei a receita e amei! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. MARTA VC. É DEZ
    FAREI PELA PRIMEIRA VEZ PODEROSA.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de fazer para testar a receita. Fiz 5 receitas que rendeu 5 potes . Simplesmente maravilhosa. Amei !

    ResponderExcluir
  5. Gente!!!! O que é essa geléia? Indescritível o sabor! Fantástica! Amei de paixão! Vale a pena todo o trabalho

    ResponderExcluir
  6. Queijo brie com essa geleia,fica divino

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei seu blog, a receita. Parabéns!
    Vou testar e espero que dê certo!
    Valeu! Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Amei a receita e seu blog! Parabéns! Moro em sítio e penso tenho a mesma visão de respeito e cuidado com a natureza. Obrigada por te encontrar. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  9. Oi....amo tangerina e fiz a geléia.Só que ficou amarga...sabe me dizer porque?Será que foi porque fiz com Ponkan?

    ResponderExcluir
  10. Olá. Eu não entendi onde diz 12 de mexirica. Coloca os gomos de 12 mexirica?

    ResponderExcluir
  11. Olá, dá pra fazer com a casca picada em vez de batida no liquidificador?

    ResponderExcluir
  12. Olá, dá pra fazer com a casca picada em vez de batida no liquidificador?

    ResponderExcluir
  13. Faço uma receita que me deram de mexerica morgot
    também feita com casca mas um pouco diferente, mas vou experimentar a sua que deve ser maravilhosa obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Depois de bater no liquidificador as cascas com o suco, você não passa na peneira novamente?

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Eu me mudei para a "roça" (interior do RJ) há pouco tempo...no meu rancho tem muito pe de laranja, tangerina, uva goiaba,jabuticaba, maracujá entre outros.... gostaria muito de fazer um curso on line sobre geléias, compotas e conservas..
    Quem sabe posso ajudar a comunidade local, doando esses doces? Acho um pecado isso tudo se apodrecer ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo