Pular para o conteúdo principal

Como aproveitar Folhas e Talos de Brócolis

Oi galera!
Hoje nossa estrela é o brócolis! O que você faz com os talos e folha? Essa arvorezinha fofa e deliciosa, se não for bem aproveitada, a gente joga fora muito nutrientes e dinheiro. Chega disso, né?! Vou dividir com vocês o que descobri nas minhas experiências, porque eu sempre ouvi falar, mas quando resolvi fazer, dei com os burros n'água. Ficou fibroso e difícil de mastigar.

Aqui, plantamos brócolis e eu não ia desistir de aproveitar totalmente o alimento. Lá fui eu outra vez pra cozinha, só que agora resolvi descascar os talos. Era isso! Encontrei o segredo!!! Fica com uma consistência maravilhosa e um sabor igualmente incrível. As folhas, eu gosto de picar e refogo junto com as flores e o talo, ou ponho em uma sopa. Depende do dia. Mas aí é só criar...

Deixei aqui um passo a passo em fotos para ajudar. Experimente e deixe seu comentário pra gente saber como foi e, aproveite ao máximo os alimentos sempre que possível!

Um beijo!
Marta de Abranches


Mólho de brócolis

Talos com a casca

Talos á esquerda e cascas á direita

Talos de brócolis picadihos ficam iguais a chuchu!

Folhas de brócolis


Folhas de brócolis picadas grosseiramente



Comentários

  1. PARABÉNS PODEROSOS...PARABÉNS PARA O CASAL 20

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber que precisa descascar, temos falta de ferro lá em casa e essa dica foi super importante.

    ResponderExcluir
  3. Ammmmmmmmmmmmmoooooooooooooooooooooooo BRÓCOLIS kkkkkkkkkkkk!!!!! Aproveito tudo!!!!!!
    Depois de descascar os talos, fervo a água com um pouco de sal, jogo os talos cortados em pedaços, fervo por uns três minutos, jogo água gelada.... Tempero com um fio de azeite, manjericão, hortelã picadinha e hummmmmmmmm que delícia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cesar Sao Roque SP14 de junho de 2015 10:56

    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Legal! Não sabia que precisava descascar os talos. Sempre desperdiçamos essas fontes de vitaminas aqui em casa. Agora não será mais assim, rsrsrs. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Experimente refogar talos e folhas bem picados com arroz.
    Refogar alho, cebola, linguiça calabresa, cenoura ralada, folhas e talos de brócolis, e arroz.... é sucesso garantido com as crianças e os adultos. Principalmente bem quentinho......
    Hummmmmm

    ResponderExcluir
  7. Experimente refogar talos e folhas bem picados com arroz.
    Refogar alho, cebola, linguiça calabresa, cenoura ralada, folhas e talos de brócolis, e arroz.... é sucesso garantido com as crianças e os adultos. Principalmente bem quentinho......
    Hummmmmm

    ResponderExcluir
  8. Nossa vale! Eu já testei e é uma delícia, também excelente fonte de ferro.

    ResponderExcluir
  9. Testei e realmente ficou ótimo !!!!

    ResponderExcluir
  10. Excelentes dicas meninas!!Agora não disperdiçarei nada!!rsrsss

    ResponderExcluir
  11. Além de bom é super saudável.Eu comi o talo com sopa nem descasquei pra não perder mais nutrientes,contudo ficou uma delícia .... eu aproveitei do talo até as flores...

    ResponderExcluir
  12. Eu aqui procurando como aproveitar talos e folhas e, surpresa...olha vc aí me ensinando mais coisas boas! Talos sem casca, adorei!

    ResponderExcluir
  13. da p cozinhar com o a casca tbm, sem problemas, é só cozinha na panela de pressão, fica show, ou aproveita o cozimento do feijão e coloca junto, fica o melhor feijão de todos Rsrsrs e o pior foi que eu descobri sozinho, nunca vi ngm fazer isso, nem minha mãe, nem minha vó, nem minhas tias, ngm kkkkk nem em sites e programas de culinaria, tive a ideia e ficou um dos melhores feijões que já comi, pois foi a sensação de um sabor novo e que super combina.

    ResponderExcluir
  14. Gente é completamente maravilhoso! Nunca tinha feito, hj uma amiga me deu essa dica, eu fiz e todos aqui em casa gostaram! Já desperdicei tantas vezes. 😕😂😂😂👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  15. Muito bom como aproveitamento e também muiro gostoso.
    Parabéns pela dica

    ResponderExcluir
  16. Costumo cortar talos de agrião, couve,espinafre, brocolis...etc guardo no freezer e qdo faço sopa coloco tudo.

    ResponderExcluir
  17. Começando uma dieta com meu esposo e pesquisando tudo oq é possível fazer com essas fontes de vitaminas.

    ResponderExcluir
  18. Eu como os talos sem descascar, cozido fica uma delícia!

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas.... entrei para aprender aproveitar. Valeu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30 http://deliciasdos30.blogspot.com.br . Eu testei e aprovei!
Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família.
Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, pimen…

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia http://cozinhaepoesia.blogspot.com/ . Maravilhoso!!!
Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha!

Ingredientes:2 avos médios1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral1 colher (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de fermento em pó2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigoRaspas de limão400 gr. de goiabada cortada em tirinhasAçúcar para finalizar e envolver os biscoitos
P…

Como Limpar o Fogão Industrial

Olá galera! Hoje resolvi compartilhar minhas descobertas em relação a limpeza do fogão industrial. Já apanhei tanto para limpar o meu, que achei interessante dividir com vocês o que aprendi até aqui. A experiência me mostrou que manutenção de equipamentos é uma coisa muito importante e o fogão é o coração da nossa cozinha, né?! Temos que cuidar bem dele. Uma cozinheira que trabalhou comigo, me ensinou alguma coisa que uso e aprovo. 
Na hora de limpar o seu fogão, tome muito cuidado para não molhar a parte interna das bocas, apenas passar uma escova de aço. As que eu mais gosto, são as de dentes, pequenos e duros, porque ajuda a chegar nos lugares mais difíceis. Para lavar a chapinha e as grades uso bombril ou palha de aço e, de tempos em tempos, é legal pincelar óleo de cozinha, deixar escorrer e secar com papel toalha. Limpe o resto do fogão com bucha e detergente.


E agora, será que acende? Vamos recolocar as peças no lugar e acender todas as bocas pra testar, mas relaxa que vai dar cer…