Pular para o conteúdo principal

Mistura fina vai a Agroind 2011- Feira da agricultura familiar de Lajeado - RS

Página inicial


Feira reforça propósito de valorizar cadeia da agricultura familiar






Entre os dias 13 a 17 de julho de 2011, na cidade de Lajeado, RS, será realizado a Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar - AGROIND FAMILIAR 2011.
A Agroind é uma iniciativa pioneira no país que integra toda a cadeia da agroindústria familiar - prestadores de serviços, produtores de máquinas e equipamentos, pequenas agroindústrias e consumidores ávidos por produtos da agroindústria. A 1ª edição, em abril de 2008, foi um grande sucesso. Espera-se repeti-lo agora.

A organização é da Associação Comercial e Industrial de Lajeado - ACIL , Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari - CIC-VT , Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs e Prefeitura Municipal de Lajeado. E tem apoios da Associação dos Municípios do Vale do Taquari - Amvat, Associação dos Secretários Municipais da Agricultura do Vale do Taquari - Asamvat, Emater/RS, Sebrae/RS, Senar/RS, Fetag/RS, Fetraf/Sul, MPA/RS, Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA - e da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária, Pesca e Agronegócio - SEAPPA.



COMERCIALIZAÇÃO POTENCIAL
A Agroind combina linhas de crédito acessíveis - especialmente constituídas pelos agentes financeiros presentes -, fornecedores de produtos e serviços e agroindústrias familiares, para que descubram oportunidades e realizem negócios. Espera-se a participação de mais de 260 agroindústria familiares do Rio Grande do Sul e dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, que deverão expor e vender seus produtos diretamente ao consumidor, além de comitivas de compradores organizadas pelo Sebrae/RS.
PREVISÃO DE PÚBLICO
Mais de 50 mil pessoas devem passar pela feira, incluindo o público formado por dezenas de caravanas de pequenos produtores rurais, agroindústrias familiares e técnicos ligados ao setor. Grupos articulados pela Famurs, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Emater e Organização das Cooperativas do RS - Ocergs. Além disso, o Vale do Taquari tem 320 mil habitantes e Lajeado é próxima do Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana e Serra - regiões com aeroportos em Porto Alegre e Caxias do Sul.
NOVO MARCO LEGAL PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
O evento, que conta com os apoios dos ministérios do Desenvolvimento Agrário - MDA - e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA -, possibilitará o detalhamento, a capacitação e o estímulo necessário para a implantação do Suasa, que permitirá produção de qualidade, comercialização ampla e dentro da legislação para milhares de agroindústrias.
Uma mostra do que reserva a segunda edição da Agroind Familiar foi conhecida nesta quinta-feira à noite (02.06). O lançamento da 2ª Agroind Familiar - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços reuniu expositores, prefeitos, lideranças e imprensa no Parque Histórico de Lajeado. No salão de baile do início da colonização - Salão Troller - o público fez um resgate do passado, apreciou produtos do campo e da agroindústria familiar que decoraram o ambiente, e ainda saboreou o coquetel a caráter, com leite, linguiça e outras tantas opções do tipo. Para o presidente da comissão organizadora, Oreno Ardêmio Heineck, esta feira é uma referência para o desenvolvimento econômico e social da agricultura familiar. "Precisamos oferecer instrumentos para que a juventude permaneça no meio rural produzindo alimentos. O desafio é fazer com que agricultura familiar seja viávelofereça uma vida digna e por que não com o conforto que as pessoas têm na cidade. Só assim essas pessoas terão condições e motivação para continuar", declarou Heineck. Para ele, a feira cumpre esse papel ao oportunizar uma vitrine para as agroindústrias familiares, oferecer informações técnicas e capacitação para os produtores rurais, além de desenvolver os setores do seu entorno, através da exposição de fornecedores de máquinas e equipamentos.

Café colonial é novidade na feira

     
Além de conferir o potencial das agroindústrias familiares, os visitantes da 2ª Agroind Familiar - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar vão ter a oportunidade de saborear um café colonial com produtos das propriedades rurais.
A novidade desta edição vai ao encontro do tema da feira, "O melhor do Brasil está na mesa", e vai destacar o que é produzido pelas agroindústrias familiares de todo o País. O café colonial estará localizado no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante e vai funcionar no dia 13 à noite e durante os demais dias da feira das 10h30min às 22h. Sob o comando de Sandra Buffet, serão servidos cucas, bolos, linguiça, morcilhas, tortas, queijos, sobremesas, frios, pães, entre outras delícias. O valor será de R$ 20,00.
A 2ª Agroind Familiar começa na próxima semana, no dia 13, e segue até o dia 17 de julho no Parque do Imigrante, em Lajeado. Tem confirmada a presença de 194 agroindústrias familiares, oriundas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Exposição de empresas fornecedoras de máquinas, bens e serviços, além de eventos técnicos também serão destaques da feira.
O evento é uma organização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Tem na promoção a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul.
http://www.agroindfamiliar.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo