Pular para o conteúdo principal

Compota de Pêssego em calda





Esta receita de pêssego em calda fica muito boa com o pêssego pingo de ouro. O pêssego pingo de ouro é bem pequeno. Caso opte em fazer com ele não é necessário tirar a semente. Apenas descasque e faça o doce com ele inteiro.

Gosto muito de doces translúcidos pela beleza, mas aprendi com uma doceira a fazer os doces com calda cremosa utilizando as cascas cozidas e peneiradas (purê) que se mistura junto a calda de açúcar. O doce fica super saboroso e diferente do que se encontra normalmente no mercado. Os meus prediletos! Além de aproveitar toda a fruta.

 

Ingredientes

1 kg de pêssegos maduros, grandes e firmes (ou pêssegos pindo de ouro)

½ kg de açúcar cristal

1 litro de água

70 ml de suco de limão

Para descascar o pêssego:

Fazer um x na parte de traz do pêssego visando fazer um corte na casca.

Ferva água em uma panela usando 1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água.

Coloque o pêssego na água fervente até a pele começar a enrolar e imediatamente coloque em uma bacia com gelo (branqueamento).

Deixe esfriar totalmente, retire a casca, corte ao meio e separe a polpa da semente delicadamente com uma colher (caso faça com o pêssego pequeno, não é necessário tirar o caroço. Fazer com o pêssego inteiro).

Preparo:

Lave as metades rapidamente para retirar impurezas.

Faça uma calda média com a água e o açúcar.

Ferva por 5 a 10 minutos.

Coloque os pêssegos e o limão e deixe ferver por 2 minutos.

Não mexer muito e tirar o pêssego da calda quando estiver cozido mas ainda firme.

Tirar os pêssegos da calda.

Coar a calda em um chinois (peneira finíssima) ou em um pano de algodão e  voltar a ferver até o ponto desejado.

Preencha ¼ do pote de vidro com a calda e complete com o pêssego. Arrume de forma que um pedaço fique metade fique dentro do outro e bem justos no pote (delicadamente para não furar o pêssego).

Complete com calda se necessário.

Retirar o ar e tampar.



Para fazer o doce utilizando a casca:

Descasque o pêssego manualmente.

Cozinhe as cascas com a calda de açúcar e coar em uma peneira de inox. 

Ferva a calda novamente e adicionar os pêssego.

Cozinhe os pêssegos levemente e embalar. 

A calda ficará cremosa e laranja. Adoro!😀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo