"O melhor da gastronomia embalado para viagem."

... Cozinhar é também fazer poesia. É abrir ouvidos, olhos, boca e nariz para perceber o que faz sentido entre temperos e medidas. É entrar neste estado de coisas latentes e cavar o silêncio....
Juliana Venturelli

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Receita de bolo de chocolate com creme de morango sem lactose

Peguei esta receita em um site de receitas sem lactose.
O site é http://www.semlactose.com.br/ e é muito bom, pois além das receitas tráz dicas e atualidades sobre a intolerancia ao leite.
No momento o site está fora do ar.
Eu consegui salvar algumas receitas, entre elas, esta do bolo de chocolate com creme de morango.
Fiz na páscoa.
O bolo foi aprovadissímo pela minha filha de 4 anos, que tem intolerncia a lactose.
Fizemos o bolo e ela mesma confeitou. A foto do site está mais bonita, porém não consegui baixa-la.
Estou postando as fotos feitas por nós, em casa.
Cortei o bolo em vários pedaços e congelei. Descongela muito bem, mantendo o sabor e ficando com uma consistencia um pouco mais molhada.


Bolo de chocolate com morango sem lactose

A receita original não tem o confeito colorido, mas como tinha
em casa resolvemos coloca-lo


Minha filha de 4 anos confeitou o bolo

Bolo naiff

Detalhe do bolo

 Segue aqui a matéria do site com a receita.

Bolo de chocolate, creme e morangos … sem leite? Esta é uma receita ótima e pode ser usada não só para festinhas de aniversário como para as festas de final de ano. Crianças e adultos vão se deliciar, com certeza!

INGREDIENTES PARA O BOLO
4 ovos
½ xícara (chá) de óleo (100 ml)
¼ xícara (chá) de cacau em pó (40 g)
¼ xícara (chá) de SupraSoy sem lactose (32 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
200 ml de água quente (1 xícara de chá)

RECHEIO
½ xícara (chá) de SupraSoy sem lactose (65 g)
500 ml de água
4 gemas passadas pela peneira
½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
¼ xícara (chá) de amido de milho (25 g)
 1 colher (café) de essência de baunilha
500 g de morangos lavados

COBERTURA DE MARSHMALLOW
 4 claras (200 ml)
 2 xícaras (chá) de açúcar (320 g)

PREPARO

Faça o bolo: ligue o forno na temperatura média (180 graus) e unte e enfarinhe uma forma redonda para bolo de 23 cm de diâmetro. Misture em uma tigela os ovos com o óleo. Junte os ingredientes secos peneirados e misture bem. Acrescente a água quente e mexa até ficar homogêneo. Transfira a mistura para a forma e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até que ao espetar um palito no centro do bolo, este saia limpo. Deixe esfriar.
Enquanto o bolo assa, faça o recheio: misture o SupraSoy com a água em uma panela e leve para ferver. Bata as gemas junto com o açúcar e o amido de milho em uma vasilha até ficar esbranquiçado. Acrescente aos poucos o SupraSoy fervido à mistura de gemas, batendo sempre. Volte esse líquido para a panela e acrescente a essência de baunilha. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre por cerca de 10 minutos ou até obter um creme espesso. Coloque-o sobre um prato fundo, cubra com filme plástico e deixe esfriar.
Faça a cobertura: aqueça em banho-maria as claras junto com o açúcar mexendo sempre. Depois de aquecida, transfira essa mistura para uma batedeira e bata até ficar bem cremosa e com consistência de marshmallow (picos firmes).
Montagem: corte o bolo em 3 camadas. Espalhe por cima da primeira camada de bolo metade do recheio, espalhe por cima alguns morangos picados. Coloque a segunda camada de bolo por cima e espalhe o restante do recheio com os morangos (reserve alguns para a decoração).
Com uma espátula, espalhe o marshmallow no topo e nas laterais do bolo. Com as costas de uma colher faça a decoração em formato de redemoinhos ao redor do bolo. Decore com o restante dos morangos.Deixe em geladeira até a hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário