Pular para o conteúdo principal

MISTURA FINA

.

Doces e conservas artesanais




"La leitiere" - 1658 por Johannes Veermer

Antigas cozinheiras, guardiãs dos grandes mistérios da culinária caseira, ensinavam uma forma singular de preparo do alimento para que a mistura fique com uma consistência delicada, uma Mistura Fina: - “deve-se deslizar a colher por toda a extensão da panela, mexer para um lado e para o outro, num movimento continuo e ritmado que desenhe um número oito imaginário” . Por intuição ou sabedoria ancestral, elas repetiam no gesto um símbolo mágico, alquímico. Do infinito, da permanência das coisas, a integração dos elementos.

Mistura Fina

Cozinha artesanal que reúne frutas, legumes e especiarias no preparo sofisticado de conservas. Os produtos são preparados a partir da oferta das estações a fim de obter melhor sabor, cor e aroma.

A cozinha artesanal Mistura Fina é parte integrante do Sítio Abaetetuba - um espaço agro-ecológico que recupera áreas degradadas e produz alimentos sem a utilização agrotóxicos, em justa relação com a natureza.

Ao escolher qualquer produto Mistura Fina você se torna parte de um processo de produção e consumo consciente.

Consuma conscientemente !

Por que o comércio justo ou solidário?

O Comércio Solidário é baseado em negócios feitos com equilíbrio, justiça, transparência e respeito, buscando parcerias entre produtores, revendedores e consumidores que, trabalhando em conjunto, possibilitam a melhora na vida das comunidades envolvidas, através da inserção dos seus produtos nos mercados e promoção do seu desenvolvimento continuado e sustentável.
Os princípios básicos podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Justiça social

  • Transparência

  • Preço justo

  • Desenvolvimento sustentável

  • Respeito ao meio-ambiente

  • Promoção da mulher

  • Defesa dos direitos das criança

  • Transferência de tecnologia
Acredita-se em vender produtos que tenham histórias para contar, produtos que representem todo um conjunto de valores, permitindo a transformação do ato de comprar em uma ação efetiva de mudança, para melhor, das condições de vida das nossas cidades, do nosso país, do nosso planeta.
O comércio justo ou solidário faz parte do que sempre foi almejado pela nossa equipe: uma produção ética, envolvida com a preservação ambiental, através da redução da produção de lixo, do aproveitamento integral dos alimentos (restos destinados a compostagem e/ou à alimentação animal), e da reciclagem.
Produzimos parte da matéria prima utilizada na preparacao de nossas conservas e procuramos fazer parcerias com produtores rurais locais tanto para a compra direta da matéria prima como na busca de uma comercialização com o menor número de atravessadores, chegando assim, a um preço final mais justo para o cliente e para o produtor.


PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS E EVENTOS:
  • Brasil Rural Contemporâneo / RJ -2009
  • Brasil Rural Contemporâneo/ RS -2010
  • Salão de Turismo de São Paulo/ Sp - 2010
  • Salão do Turismo do Rio de Janeiro/ Parati -2010
  • Brasil Rural Contemporâneo/ DF - 2010


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30 http://deliciasdos30.blogspot.com.br . Eu testei e aprovei!
Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família.
Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, pimen…

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia http://cozinhaepoesia.blogspot.com/ . Maravilhoso!!!
Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha!

Ingredientes:2 avos médios1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral1 colher (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de fermento em pó2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigoRaspas de limão400 gr. de goiabada cortada em tirinhasAçúcar para finalizar e envolver os biscoitos
P…

Como Limpar o Fogão Industrial

Olá galera! Hoje resolvi compartilhar minhas descobertas em relação a limpeza do fogão industrial. Já apanhei tanto para limpar o meu, que achei interessante dividir com vocês o que aprendi até aqui. A experiência me mostrou que manutenção de equipamentos é uma coisa muito importante e o fogão é o coração da nossa cozinha, né?! Temos que cuidar bem dele. Uma cozinheira que trabalhou comigo, me ensinou alguma coisa que uso e aprovo. 
Na hora de limpar o seu fogão, tome muito cuidado para não molhar a parte interna das bocas, apenas passar uma escova de aço. As que eu mais gosto, são as de dentes, pequenos e duros, porque ajuda a chegar nos lugares mais difíceis. Para lavar a chapinha e as grades uso bombril ou palha de aço e, de tempos em tempos, é legal pincelar óleo de cozinha, deixar escorrer e secar com papel toalha. Limpe o resto do fogão com bucha e detergente.


E agora, será que acende? Vamos recolocar as peças no lugar e acender todas as bocas pra testar, mas relaxa que vai dar cer…