Olá galera!
O óleo essencial é extraído da própria planta e, é a forma mais pura que a gente pode encontrar das espécies vegetais. Famosos por suas propriedades terapêuticas, são muitos usados na indústria de cosméticos e na aromoterapia. E, por que não na culinária?
Claro que é possível e maravilhoso. Laranja, limão, orégano, lavanda, pimenta, gengibre, cardamomo e canela são apenas algumas possibilidades de sabor que podem ser agregados a sua receita com apenas uma gotinha de óleo essencial. A variedade é enorme.
Essa é a versão mais concentrada das frutas, das ervas e das flores e podem ser usadas em pratos salgados, doces, sucos e drinques. Utilize apenas uma gotinha mesmo, se exagerar na dose, pode comprometer o resultado final da receita.
Como eles são muito voláteis, evaporam bem rápido. Uma ótima maneira de utilizar, é diluindo antes em óleos vegetais, como o azeite, óleo de linhaça ou óleo de coco. Adicione a receita, assim que ele for retirado da fonte de calor. No caso de pratos gelados, pingue apenas antes de servir.
Os óleos essenciais de ervas são ótimos para misturar com azeite e temperar pães, saladas e massas. Para quem está começando a usar o produto, a dica é buscar pelos mais leves e liberar a criatividade. Misture, experimente, faça a sua receita e me conte tudo aqui nos comentários depois.
Um beijo!
Marta de Abranches
Comentários
Postar um comentário